quinta-feira, 7 de julho de 2016

O VÍDEO DO PAPA - INTENÇÕES PARA O MÊS DE JULHO DE 2016


O Vídeo do Papa é uma iniciativa da Rede Mundial de Oração do Papa, que procura dar a conhecer os desafios da humanidade que se exprimem nas intenções de Francisco, como a deste mês, para que possamos, juntos, homens e mulheres de todo o mundo, contribuir para bem comum, através da oração e do serviço.

Neste mês de julho, o Papa convida-nos a unirmo-nos à sua voz para difundir os desejos dos povos indígenas. «De todo o coração, peçamos que sejam respeitados os povos indígenas, ameaçados na sua identidade e até na sua existência», afirma Francisco em O Vídeo do Papa.

«Muitos desconhecem a riqueza das culturas indígenas e as ameaças à sua identidade e até à sua existência. E, nesse contexto, podem surgir o desprezo, as injustiças e o sofrimento», afirma o P. Frédéric Fornos, sj, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, lembrando que «Francisco pede-nos para abrirmos os horizontes para descobrir a riqueza cultural destes povos e o seu cuidado pela Criação, a nossa ‘casa comum’». 

De acordo com um relatório das Nações Unidas, os povos indígenas constituem cerca de 370 milhões da população mundial – aproximadamente 5% – e constituem um terço dos 900 milhões de pessoas em condições rurais extremamente pobres. Diariamente, as comunidades indígenas sofrem problemas de violência, marginalização, recolocação forçada, privação do direito à terra e inumeráveis outros abusos.