sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mensagem da Semana

Hugo Bispo do Valle

Nesta semana, a palavra de Deus nos encontra nos caminhos da missão e nos anima a permanecer firmes na obra da evangelização até que o Senhor volte. A palavra do Senhor que meditamos está na segunda carta de Paulo a Timóteo: 2Tm 3, 14-17; 4,5.

Paulo está preso e, percebendo que sua hora se aproxima, escreve para Timóteo, seu filho na fé, discípulo e companheiro das viagens missionárias. Sabendo que sua partida está próxima, Paulo da orientações práticas à Timóteo, porque deseja a continuidade da missão evangelizadora nas comunidades.

Paulo insiste na perseverança a partir do que Timóteo aprendeu e recomenda: "permanece firme (não duvides) no que aprendeste e aceitastes como verdade" (v. 14), lembra que desde a infância ele conhece as Escrituras, e por isso recorda que "ela tem o condão de comunicar a sabedoria que conduz à Salvação pela fé em Jesus Cristo". É a Palavra que nos revela a Salvação realizada em Jesus Cristo.

Paulo estava passando por tribulações e sabia que de certa forma Timóteo também a experimentaria, e por isso o exorta a “suportar o sofrimento e a proceder como evangelista ...".

Paulo tem um coração o cheio de zelo pela Palavra e pelo trabalho do Senhor, por isso, suas orientações pastorais, que não esquecem os detalhes. Esta palavra também é para nós coordenadores, formadores e evangelizadores, porque também precisamos de orientações práticas quanto ao zelo com o serviço de evangelização, com a sua continuidade na paróquia, e no pastoreio da equipe de evangelizadores.

Portanto:

1. Permanece firme no que aprendeste:

2. Não desanimes, pois recebestes a verdade que salva: Viva-a e proclame-a;

3. Não te esqueças do zelo pela Palavra: é ela que te dá sabedoria. Lê diariamente, medite, estude e guarde-a em teu coração, porque assim encontrarás o que anunciar, e como exortar.

4. Procede como evangelista, exerce teu ministério; você é um evangelizador, sua missão é evangelizar, animar os evangelizadores que o Senhor te confiou, formar outros evangelizadores. O trabalho começa com o Kerigma e não pode parar!

Concluímos orando ao Senhor:

Obrigado Senhor por tua Palavra que nos exorta a perseverar no ministério a nós confiado. Queremos permanecer fieis a ti Senhor. Aqui está meu coração para amar e guardar a tua Palavra; Santo Espírito ajuda-nos na fidelidade, vivência e anuncio da Palavra de Deus. Maria, estrela da evangelização rogai por nós!

Uma abençoada semana!

Anuncio da Palavra2

Hugo Bispo do Valle reside em Belém-PA, é Conselheiro Nacional da Escola de Evangelização Santo André, responsável pelas escolas da região norte do Brasil.